CHAPADA DIAMANTINA






Em fevereiro de 2005, já com a experiência de 16 anos em essências florais, Luciane Gerodetti, dava início ao sistema de essências florais Brasil – Chapada Diamantina, criando, através da coleta de flores nativas da região de Mucugê, BA, uma nova possibilidade de trabalhar, com excelência e segurança, maior harmonia e equilíbrio.
Desde então, essa semente desabrochou e alcança cada vez mais um número maior de pessoas envolvidas e satisfeitas com nossas gotas de bem-estar.
Mais do que trabalhar com essências florais apenas, nosso propósito é alimentar um padrão de consciência e responsabilidade, criando um impacto positivo na vida e nos relacionamentos humanos. Para isso, nossos florais contam com o aval e o trabalho de vários especialistas em áreas como Pesquisa Botânica, Biologia, Farmácia, Química, Biofísica (Física Quântica), Neurociência e Psicologia, com a finalidade de garantir o alto grau de qualidade e excelência de nossas essências!
Além disso, desde o início, a questão da Sustentabilidade está presente. Toda nossa coleta é feita na região de Mucugê - Chapada Diamantina, em área de preservação ecológica. Por essa razão, temos parceria com o
Projeto Sempre Viva, que nos dá autorização de coleta, guia, consultorias, e recebe em troca parte da produção final, que é revertida em recursos financeiros que contribuem para manutenção e aprimoramento de seus projetos de educação sócio ambiental e preservação ecológica, sendo hoje uma referência nacional e internacional
como parque ecológico, já tendo recebido uma série de premiações, o que muito nos honra com essa parceria.
Outros estudos, como experiências em neurociência, mensuração de ondas cerebrais e como estas são afetadas mediante o uso dos florais, avaliação segundo padrões de física quântica e carga vibracional mensurável do organismo e seus sistemas integram o permanente esforço que faz das Essências Florais Brasil – Chapada Diamantina um modelo de excelência!
Os florais da chapada diamantina são artesanais, e são feitos sem perder de vista a razão principal de um floral, sua qualidade energética e vibracional, que é, na verdade, o "princípio ativo" do floral.
Para captar essa informação da flor em meio aquoso, não basta apenas colocá-la na água, mas todo o processo como isso é feito é fundamental, é o que atesta a excelência do floral.

Nosso maior cuidado é garantir que nossos florais sejam feitos com absoluta consciência e respeito,
e que reproduzam fielmente a qualidade vibracional de nossas flores.
De tal forma que sensibilidade, amorosidade e gratidão estão presentes em todo processo e na forma como o trabalhamos depois.
Nosso kit completo tem 37 essências individuais estoques de 20ml. cada, temos ainda as essências compostas do Projeto Estações e as compostas indispensáveis e básicas em qualquer necessaire. Sobre qualquer uma de nossas compostas, estas são feitas a partir da tintura mãe, a matriz mais forte e potente de um floral, e não a partir da essência estoque já diluída, como são manipulados os florais particulares em farmácias e clínicas terapêuticas, nossas essências compostas garantem um alto padrão vibracional, o que se traduz em rápidos e efetivos resultados. Para cada vidro de 30ml., padrão de nossas compostas, são utilizadas 8 gotas da tintura mãe.

A recomendação de 8 gotas 4X ao dia, deve-se a um princípio biofísico que explica que o estímulo vibracional se mantém ativo por 6 horas no campo vital do indivíduo e seu poder é amplificado quando este recebe um novo estímulo (nova dose de floral) dentro desse período de tempo.
Outro grande diferencial de nossas composições é que são cuidadosamente definidas por Luciane Gerodetti, que estuda e avalia o propósito de cada uma delas, com base em sua formação profissional como psicóloga, terapeuta floral desde 1992 e várias outras especialidades afins, além de uma longa jornada pessoal e humana em trabalho interior consistente voltado para uma consciência mais desperta e presente. 

ESSÊNCIAS INDIVIDUAIS

ANGUS

Fam: Malphigiaceae
Banesteriopicis
Angus é uma essência que ajuda a lidar com mudanças, inclusive para pessoas que estão literalmente morrendo fisicamente, vivenciando a morte como uma transformação profunda. Também ajuda os adolescentes nessa fase de transição para a vida adulta. Ela é a principal essência para soltar resistências.
Angus ensina que a mudança é necessária e abençoada na medida em que gera frutos, e traz coragem para pessoas que estão presas em determinada situação há muito tempo e querem mudar, mas não conseguem. Traz Coragem para a mudança, fortalece a criatividade, a transformação pessoal e auto-expressão. Citando Osho uma vez mais, “Se eu não puder ensinar nada além da coragem, já terei ensinado o essencial”. Angus é bastante útil para pessoas que se assustam com facilidade.
Segundo a análise em Neurociência, Angus abre imensamente a freqüência Alpha, caracterizando-se como uma essência Ponte. Um aumento das freqüências em Alpha traz um maior número de visualizações, com maior intensidade e riqueza, ajuda o indivíduo a ter um contato mais íntimo com seu universo interior, fazendo uma ponte com níveis mais profundos do ser.
Análises científicas de biofísica revelaram que Angus é excelente para tratar problemas hepáticos e intoxicação alimentar, além de desintoxicar e fortalecer os campos vitais dos pulmões, intestino grosso e rins. Angus também mostrou-se eficaz no tratamento das juntas dos joelhos.
ASPILIA

Fam: Asteraceae
Aspilia foliosa
O tipo Aspilia parece que está sempre de cara fechada, raivosa, e muitas vezes demonstram seu interior como sendo algo ruim, negativo, pejorativo ou mesmo ameaçador, numa tentativa de mandar o outro embora. Elas quase não se lembram de sua infância, mas geralmente se baseiam nela e nas crenças advindas desse período para viver o momento presente negativamente. Aspilia ajuda a desenvolver a bondade, começando por tratar sentimentos de rejeição enraizados no indivíduo.
Aspilia é uma essência muito boa a ser considerada em casos onde há a necessidade de um perdão profundo. Por detrás da agressividade, da ironia, do descaso, está guardada a ferida, e uma vez que se abre essa casca, vem a tristeza, vem o contato com aquilo que Aspilia começa a tratar.
Curiosamente, depois de secas, elas adquirem o formato de sinos, e eu penso que Aspilia faz parte de um grupo de essências de Despertar.
Segundo análise em Neurociência, Aspilia mostrou um resultado com alguns disparos de mente desperta, uma abertura de canal interno em sistemas de energia, isto é, trabalha sistema de energia e força através de canais internos, como por exemplo, meridianos. Ela libera bloqueios de energia interna. Essa essência traz muita freqüência Gama e Delta. Gama é um Beta muito rápido, acima de 38, tem a ver com energia. Em meditação está associada à kundalini e a movimento de energia.
Análises biofísicas demonstraram que Aspilia é eficaz no tratamento de problemas nas juntas dos ombros.
CAMBESSEDESIA

Fam: Melastomataceae
Cambessedesia
Polinizadas por abelhas e insetos, esta flor alegre, amarela com bordas alaranjadas e em forma de estrela, é indicada para pessoas que mudam de opinião, de idéia e de valores a todo momento. É uma boa essência a ser pensada em casos de mulheres com forte TPM. – Tensão Pré Menstrual.
Astrologicamente, podemos dizer que o indivíduo Cambessedesia carece da energia de Saturno, que dá forma e precipita as idéias em algo real e concreto, fortalecendo a disciplina e a realização. Normalmente esse tipo de pessoa começa com boa vontade, mas se perde no meio do caminho, muitas vezes se distraindo com outras coisas que lhe parecem mais interessantes, outras vezes se enganchando na hora de dar continuidade aos seus planos, ou internamente ou externamente, com eventos e fatos que parecem fora de seu alcance, e que, simplesmente, “acontecem” em sua vida.
É uma boa essência quando a vida parece ter deixado o indivíduo duro, amargo, agressivo, por conta do sentimento, claro ou inconsciente, de fracasso pessoal. Esta também é uma boa essência para as pessoas muito exigentes com o outro e que tendem a perder esse limite de razão.
Cambessedesia é indicada para o tipo de pessoa aérea, que vive “viajando”, ela ajuda a dar pé no chão, a centrar, ancorar, ao mesmo tempo em que ajuda o indivíduo a enxergar o que não quer ver.
Análises científicas de biofísica revelaram que Cambessedesia é ótima para desintoxicar e fortalecer os campos vitais dos pulmões e do intestino grosso.
CANCELLATA

Fam: Malvaceae
Pavonia cancellata
Cancellata alegra, dá vida, cura desesperança, falta de sentido na vida. Boa para tratar medo e indicada para pessoas que não ocupam seu espaço, que tem o corpo restrito. Ela fortalece o plexo solar, ajudando a integrar informações e experiências.
Para as dores de relacionamento, Cancellata ajuda o indivíduo a se recuperar de um relacionamento difícil ou que acabou. Ela ajuda o indivíduo a se conectar com sua força e poder pessoal com mais maturidade, levando a pessoa a encontrar em si mesma os recursos e a proteção que ela tende a buscar fora de si, normalmente revelando uma personalidade mais co-dependente.
Para momentos tumultuados de vida, Cancellata trabalha para não deixar o indivíduo afundar nos problemas, combinando-se muito bem com a essência de Diamante e Angus para essas horas.
Cancellata abre a intuição e fortalece a autoconfiança, ela é uma combinação harmoniosa de Feminino e Masculino, Lunar e Solar, ajudando a integrar esses dois aspectos na psique humana, o que significa uma maior integração entre razão e emoção.
Para pessoas muito instáveis, Cancellata com Cambessedesia dá uma combinação interessante. Cancellata vai tratar que o indivíduo não oscile da razão excessiva para a emoção excessiva e vice-versa. O que eu senti em minha primeira meditação com essa essência, foi como se uma lâmina afiada estivesse saindo do meu coração, trazendo grande alívio.
Segundo análise em Neurociência, a essência de Cancellata manifesta padrões de mente desperta, que significa um Beta reduzido e em freqüências mais baixas (19-24), e um Alpha bem presente com disparos de Teta bem consistentes. Cancellata é fundamentalmente organizadora, ela equilibra a atividade das freqüências entre si, realmente organizando-as.
CHAMACRISTA

Fam: Leg. Caesalp.:
Chamaecrista cytisoides confertiformis
Essa flor de um amarelo vivo, voltada para cima como se fosse uma discreta antena parabólica, acelera o processo de evolução e acessa informações guardadas. Ela é o scan antivírus da alma. Bastante indicada para melhorar a memória e trabalhar questões de Ancestralidade.
O ser humano evolui na medida em que aprofunda e se apropria das compreensões necessárias advindas de seu processo de transformação pessoal. Chamacrista ajuda no processo de se integrar à essas compreensões, renovando assim o frescor na vida. A essência estabelece um link com outros tipos de linguagens e símbolos, facilitando que a pessoa lide com todo o universo não lógico, abrindo ainda mais o leque de possibilidades compreensivas, pois não é tudo que conseguimos compreender de maneira lógica e linear.
Como ela abre as portas para o inconsciente coletivo, para a projeção astral, ela auxilia na clarividência, abre a intuição e ajuda a lembrar dos sonhos, sendo também muito útil para quem medita, abrindo para novos insights e aprofundando conexões. Equilibra a ambição, a arrogância e mesmo o orgulho espiritual com humildade.
O nome popular dela é Cem Anos, devido à grande resistência que essa planta tem. A população local afirma que ela vive mais de cem anos. Chamacrista centra mais a energia do indivíduo nele mesmo, liberando um tanto da expectativa que se tem em relação à coisas e pessoas, sabendo que nem tudo é como a gente quer. Quando confiamos na vida e deixamos de lado a necessidade de assumir o controle sobre tudo que nos cerca, uma grande paz de espírito se abate sobre nós.
Segundo análises de neurociência, Chamacrista estimula uma configuração de ondas cerebrais favorável de mente desperta: ondas Beta mais “arredondadas”, Alpha mais presente e consistente, e com freqüências mais próximas de Teta. Teta apresenta disparos visíveis e Delta se mostra bem encorpado.
CUPHIA

Fam: Lythraceae
Cuphia ericóides
Cuphia é indicada para pessoas teimosas, donas da verdade, possessivas, ciumentas, grudentas. Pessoas espinhentas e céticas, e ao mesmo tempo, pouco acessíveis. Normalmente, o tipo Cuphia é educado com as pessoas de fora, mas adota atitudes negativas dentro de casa, com pessoas mais próximas e com a própria família. Na verdade, são pessoas com grande necessidade de aceitação social.
Cuphia também é bastante indicada para pessoas carentes de um bom relacionamento pessoal e de metas pessoais.
A análise em Neurociência revelou que Cuphia abaixa as freqüências de Beta, isto é, dá uma desacelerada no cérebro, ajudando a parar de pensar um pouco. É uma essência muito precisa nesse sentido. Normalmente as freqüências 19 e 15 são Alpha, mas na análise da Cuphia, elas são Beta. Essa diferença de avaliação depende de como as ondas estão se comportando entre si.
De acordo com análises de biofísica, Cuphia ajuda a limpar o eletrostress do corpo, isto é, o stress causado por celular, microondas, torres próximas de onde se vive ou trabalha, computador, etc., compondo-se muito bem com Vellobarba e Viscídula para tal. Ela ainda mostrou-se eficaz para o equilíbrio energético da articulação do cóccix, do ílio (um dos três elementos do osso ilíaco – paredes laterais da bacia) , do ânus e para a dissolução de nódulos linfáticos agregados no intestino.
0207

Fam: Melastomataceae
Marcetia taxifolia
A 0207 (Dois de Julho) trabalha tristeza profunda e intenso sentimento de rejeição, associado muitas vezes a forte ansiedade e desejo de ser útil. Dor intensa que parece que não vai sarar nunca. Para pessoas que obedecem a ordens negativas para serem aceitas. Criança que foi abandonada.
Trauma de aborto em mulheres que o realizaram. Pessoas que passaram por tentativas de aborto mal sucedidas durante a gestação.
Para quadros de esquizofrenia, pessoas muito divididas e em relações íntimas complicadas. Para pessoas secas por dentro e que falam muito por pura ansiedade.
0207 estabiliza por dentro, nutre intensamente do plexo solar ao cardíaco. Ajuda a pessoa a fazer as pazes por dentro, a se integrar.
DIAMANTE
A essência do Diamante foi feita com 8 diamantes, tanto em formato natural, isto é, da maneira como foram achados, quanto lapidados, encontrados na região da Chapada Diamantina. Essa essência é recomendada para momentos de grande estresse, onde é necessária muita resistência. Ela ajuda a limpar os processos de auto-sabotagem e o medo do sucesso. Também indicada para vaidade deslumbrada e desmedida, onde falta a devida noção de valor pessoal pelas riquezas internas. A essência do Diamante ajuda o indivíduo a receber o espiritual, a conectar-se com essa energia.
Para as pessoas que abandonam as coisas no meio do caminho, ela ajuda a levar as coisas até o fim, encorajando o indivíduo a enfrentar as dificuldades e desafios do caminho a seguir. Auxilia a reconhecer a própria beleza, a confiança no outro, na vida, no doar-se sem receios, compartilhar suas riquezas internas e também externas, adequando-se bem a pessoas avarentas e muito apegadas a bens materiais.
O Diamante carrega em si a Lei da Não Reação, e trabalha em nós para despertar nosso livre-arbítrio.
Centra e equilibra os sete chackras. Segundo análise em neurociência, a essência de Diamante mostrou que induz a um aumento de ondas teta e delta, demonstrando uma abertura significativa em freqüências mais baixas de ondas cerebrais, melhorando assim a comunicação entre o consciente o inconsciente. É uma boa essência a se pensar para tratar insônia em função do aumento dessas ondas. Também para lembrar os sonhos e em qualquer processo terapêutico de cura onde essa conexão se mostra valiosa.
Análises científicas de biofísica revelaram que a essência de Diamante desintoxica e fortalece o campo
vital dos rins.
ELONGATA

Fam: Orchidaceae
Cattleya elongata
Traz desapego e transformação. Ajuda a transformar a dor em conhecimento e despertar. Gera consciência. Trabalha realeza com humildade. Ajuda o indivíduo a estabelecer novos vínculos com a vida e com as pessoas.
Trata arrogância. Coloca o indivíduo em contato com sua capacidade de liderança, efetivando-a com amor, força e foco. Depois de dois dias em que foi polinizada, a flor fica desfigurada, ela engravida e solta a semente. Elongata apresenta uma taxa de frutificação elevada – 25% acima da média de outras espécies de Orquídea.
Numa de minhas primeiras meditações com essa essência, eu senti um grande formigar em minhas coxas e o quanto ela está conectada à energia de Júpiter, o planeta da expansão, da perspectiva, da fé, do conhecimento. Sobreveio uma enorme sensação de auto-confiança em mim e nos caminhos de minha vida, com visões interessantes sobre o meu futuro. Quando a pessoa precisa traçar diretrizes e metas pessoais, essa essência pode-se combinar muito bem com Cuphia para alcançar o efeito desejado. E para reencontrar a fé na vida, pode-se combinar muito bem com Chamacrista.
Uma declaração valiosa de uma paciente jovem e casada após tomar Elongata é: “Eu consegui me expressar melhor com meu marido, falar o que eu realmente queria, ocupar o meu espaço de forma verdadeira, sentindo que eu tinha valor e merecia ser ouvida e valorizada. Mas não falei nervosa, pelo contrário, falei tudo com calma e amorosamente, bem centrada e convicta, com uma pequena diminuída em minha ansiedade. Eu perdi o medo de tocar em assuntos delicados e “explosivos”, e acabei fazendo isso muito bem.”
Análises científicas de biofísica revelaram que Elongata desintoxica e fortalece o campo vital do fígado.
ENCICLIA

Fam: Orchidaceae
Enciclia alboxhantina rapé
Traz tranqüilidade e abertura no contato físico.
Ela abre uma comunicação com outros planos e esferas, combinando-se nesse sentido muito bem com Chamacrista, Lanthus, Viscídula, Star. Enciclia ajuda a concretizar uma prática espiritual, fortalecendo a disciplina e gerando insights. Boa para quem trabalha “ouvindo” os outros, cuidando dos outros tais como psicólogos, médicos ou mesmo mães. Também boa para quem precisa aprender a ouvir.
Indicada também para tendências fantasiosas, pessoas mentirosas e ou que praticam atividades irregulares. É de grande ajuda para pessoas com mediunidade desequilibrada ou inventiva.
De acordo com a análise em Neurociência, a essência de Enciclia demonstrou uma reduzida geral em todas as ondas, com maior ênfase nas ondas Beta, e logo em seguida ela estimula as ondas Alpha e Teta. Após algum tempo, as ondas se apresentam da seguinte maneira: Beta: presente mas reduzida , Alpha: exuberante , Teta: Mais presente e estável , Delta: disponível. Enciclia reduz a amplitude das ondas e abre janelas para trabalhar um estado de mente mais próximo do que se chama "Padrão ouro de atividade cerebral" , isto é, o estado de mente dos mestres, o estado meditativo na vigília.
De acordo com o padrão apresentado, Enciclia tende a ajudar que o indivíduo enxergue as coisas com mais clareza e tenha uma interpretação mais real e menos fantasiosa dos fatos.
GEMMA

Fam: Leguminoseae Mimosaceae
Mimosa gemmulata
Polinizada por abelhas, essa planta é muito melífera, isso é, muito boa para produzir mel.
Gemma é como uma bucha cor de rosa e delicada que limpa idéias e crenças armazenadas no coração, o que a caracteriza excelentemente para limpar o chackra cardíaco. Boa para pessoas cricas com coisas pequenas ou que se abalam muito por coisas sem tanta importância.
Gemma ajuda a pessoa a primeiro sentir, processar e depois falar. Compreende com o coração e então disponibiliza o entendimento e o sentimento para a fala.
Ela também é uma boa essência para quem se sente meio cansado e desmotivado para seguir seus sonhos. Gemma ajuda a renovar o sistema de crenças e a lembrar do que é realmente importante em sua vida, tratando os corações despedaçados.
A sensação da freqüência que ela traz é como ter vários pipocos no coração, como se ela estivesse juntando pedaços, reorganizando, reconstruindo o chackra cardíaco.
GERA

Fam: Apocinaceae
Stipecouma peltigera
Gera é uma essência para quem está preso em situações e ou relacionamentos infelizes. Para quem ficou estagnado em determinada emoção e ou situação da qual não consegue se libertar. Gera gera. Gera mudanças, aberturas, coloca a vida em movimento, é uma essência de catarse e ignição. Ajuda a abandonar velhos padrões e quebrar hábitos. A frase dela é: “A VIDA NUNCA MAIS SERÁ IGUAL PORQUE NÃO É MESMO PARA SER IGUAL”. Gera ajuda a aquietar a mente, afastando os pensamentos numa espécie de redemoinho que gira sentido anti-horário. Segundo a tradição da Cabala, esse sentido anti-horário é o sentido da compaixão, enquanto o sentido horário é o sentido do Julgamento.
Gera é uma essência bem interessante a ser pensada no caso de pessoas muito críticas ou que julgam demais ou condenam demais as pessoas ao redor, e precisam aprender a aceitar as diferenças com mais compaixão, enxergando o mundo com mais compaixão.
A experiência em neurociência demonstrou que Gera tem uma assinatura de ondas que as organiza como os movimentos peristálticos do intestino, fazendo a informação circular por todas elas!
Análises biofísica constataram que Gera é uma boa essência a se pensar para tratar traumas relacionados à figura masculina: Pai, Filho, Chefe, Marido, Namorado, Irmão, etc.
GONPHRENA

Fam: Amaranthaceae
Gonphrena crestóides
A essência Gonphrena ajuda o indivíduo a pensar mais positivamente e ancorado no coração.
Limpa o coração para chegar na fala. Traz o espírito do verbo, a essência da palavra em pleno poder. A diferença entre Gemma e Gonphrena nesse sentido é que Gemma ajuda a informação que está chegando naquele momento a ser processada emocionalmente e então falada. Gonphrena ajuda a limpar informações antigas e guardadas a fim de serem reestruturadas e explicadas de forma diferente.
Para quem tem dificuldade em dizer o que sente ou encontrar seu caminho pessoal. Bastante indicada para ajudar a encontrar o caminho vocacional, e nesse sentido combina-se bem com a Cuphia.
Envelhecer com sabedoria, leveza, maleabilidade – a flor fica branca.
Ajuda o indivíduo a manifestar-se com amor e a assumir seus sentimentos. Torna a pessoa mais consciente dos próprios sentimentos e a habilita a lidar com eles de maneira mais adequada.
Bastante indicada para relacionamentos onde precisa conversa e amorosidade, podendo nesse caso ser tomada pelo casal se for possível.
Gonphrena é a chave que ativa o chackra cardíaco e conecta o coração ao terceiro olho, ampliando a percepção e removendo sentimentos de vítima. Gonphrena e Gemma dão juntas uma boa limpeza e organizada no coração.
GRISEA

Fam: Begoniaceae
Begônia grisea
Fortalece veias, circulação. Coloca em sintonia para achar um companheiro de vida. Uma boa essência para quem vai se casar. Sua assinatura lembra sinos de princesa, e ela é aconselhável para quem precisa aprender a sonhar um pouco mais, ela ajuda a resgatar um pouco da inocência perdida na vida adulta.
Ajuda a fazer circular a força vital novamente, para quem se sente sempre cansado, sem energia. Grisea ajuda a integrar diferentes pontos de vista, também abrindo a percepção.
Quando a flor é nova, ela é branca, quando é velha (já polinizada) ela é rosada e suas assinaturas, isto é, seus formatos, também são diferentes. Mais que isso, depois de secas, o galho da branca ficou murcho e o galho da rosa ficou duro.
Grisea ajuda o indivíduo a criar seu processo de auto-sustentação através da vida, a perder o medo do ridículo, a ter mais bom-humor. Ela traz mais desprendimento e leveza para viver a vida. Cria um estado interno de bem-estar. Dá prazer em ficar consigo mesmo.
Para tratar a criança interior, Grisea combina-se muito bem com Pini.
Em algumas regiões, as pessoas comem essa flor. Na cidade de Andaraí, uma das regiões que compõe o cenário da Chapada Diamantina, essa flor comestível é chamada de Azedinha.
HARLEYI

Fam: Velloziaceae
Vellozia harleyi
Essa essência é indicada para quem resiste aos acontecimentos da vida. Traz equilíbrio e insights, ajudando a organizar e purificar a vida. Relacionada à energia do signo de Virgem, ela auxilia pessoas muito perfeccionistas, lógicas demais. Acredito sinceramente que o jeito mais fácil de alguém se condenar ao inferno é sendo perfeccionista. Pessoas perfeccionistas são tensas, nervosas, preocupadas.
A Harleyi ajuda no processo de crescimento para algo maior, para uma compreensão maior, um ponto de vista mais amplo sobre as situações. Ela integra algo pequeno em algo maior, e se a intenção for abrir o ponto de vista, uma ótima combinação é Harleyi, Thera e Chamacrista.
Ela é muito delicada espiritualmente e ajuda o indivíduo a descobrir o valor da simplicidade das coisas, aceitando o que há de belo e o que há de feio. É para quem tem um dedo apontado para tudo aquilo que deve ser “consertado” no outro, tornando-se muitas vezes pessoas desgastantes e pouco nutritivas. Harleyi também é uma boa essência a ser pensada no caso de indivíduos que tendem a fazer pouco caso dos outros, pessoas com sentimento de superioridade e que tem necessidade de se afirmarem de alguma maneira. O sentimento de superioridade está sempre ligado a um sentimento de inferioridade. Harleyi equilibra o sistema de chackras a partir do plexo solar e é uma boa essência a se pensar para tratar ansiedade em pessoas perfeccionistas demais. Ela ajuda a centrar.
Análises científicas de biofísica revelaram que Harleyi desintoxica e fortalece o campo vital do fígado, ajuda a tratar problemas do nervo óptico e traumas sofridos durante o período em que esteve no útero da mãe.
KIELMEYERA

Fam: Guttiferae
Kielmeyera cuspidata
Essa essência é para pessoas onde o coração está escondido e protegido pelos pensamentos. Baixa auto-estima, indecisão. Pessoas que tem vergonha de si.
Quer ser o primeiro, competitivo, carece humildade algumas vezes. Sente-se inconveniente e pensa com freqüência: “Estou fazendo a coisa errada.”
Quando eu estava fazendo essa essência, eu pensava: “Tem tanta flor linda, essa nem é bonita, porque eu estou colhendo?”, então percebi que essa essência trata pessoas que estão a todo momento se comparando com outras e achando o outro melhor.
Carece enxergar o lado de dentro e aprender a se apreciar por dentro. Quer se mostrar para os outros e muitas vezes perde a beleza do simples. Para pessoas que sofreram golpes na auto-estima. Ajuda o auto-perdão. Trata sentimentos de culpa e inadequação.
Dificuldade em receber. Quando ganha algo, se sente mal. Carece sentimento de merecimento de coisas boas. Por outro lado, pode ser exibicionista. Pessoas que perdem a hora, não respeitam horários marcados.
Análises científicas de biofísica revelaram que Kielmeyera desintoxica e fortalece o campo vital do intestino grosso.
LANTHUS

Fam.: Eriocaulaceae
Paepalanthus actiniocephalus ramosus
“Actiniocephalus” significa “Cabeça de Estrela”. Essa flor tem muito tanino, isto é, muito carbono dissolvido, por isso, mesmo sendo branca, logo que colhida ela fica escura.
Esse “bouquet” natural de Sempre-Viva, - nome popular do tipo e da família a qual pertence essa flor trabalha espiritualidade em muitos sentidos, equilibrando e centrando o indivíduo.
Lanthus é uma essência que abre os canais de percepção, ajuda o indivíduo a cruzar o umbral que separa o mundo físico do mundo espiritual, comungando os dois em uma única realidade.
Indicada para quem tem muita abertura espiritual psíquica e nem sempre sabe como lidar com isso, sentindo medo de enlouquecer muitas vezes. Para pessoas que se drogaram por muito tempo e que se drogam, que perdem o contato com a realidade, ficando vulneráveis energeticamente e que também sentem esse medo de enlouquecer, ou medo da realidade, sem estarem “doidão”. Ao mesmo tempo que Lanthus abre a mediunidade, ela também proporciona equilíbrio. Ajuda o indivíduo a se iniciar espiritualmente, e a se dar conta de um outro universo. Muitas vezes, essa expansão de consciência se reflete na capacidade de perceber coisas a respeito de si mesmo e de outras pessoas ao redor.
Indicada para pessoas que tem medo do oculto, do escuro, e medo de ficarem sozinhas, gerando, nessas situações, pensamentos recorrentes de medo do tipo: “Algo ruim pode ter acontecido” ou “Algo ruim pode acontecer”.
Lanthus traz proteção para as pessoas sensitivas. Ajuda as pessoas a trabalharem seus lados sombra, pessoas que tendem a omitir, a camuflar.
Existe um leque de sintomas quando a pessoa começa a perder o link com a realidade, e um deles é a síndrome da perseguição. Lanthus ajuda a equilibrar a pessoa que se sente perseguida, observada, avaliada, julgada, sendo muito útil também para pessoas muito sonhadoras. Desperta o sentido da individualidade, auxiliando no processo de individuação sem se retirar do grupo.
Esta é uma essência muito especial e que desperta o timo. Faz subir a energia do chackra do umbigo para o coração, limpando energeticamente a traquéia. Limpa "tranqueiras" no chackra do umbigo.
Trabalha humildade e força de vontade. Disponibilizando a Vontade para uso, construção e expressão da própria vida e de si mesmo.
Uma boa explicação para a espiritualidade de Lanthus é que ela faz os joelhos se dobrarem para rezar, ela desperta a religiosidade, o respeito e a percepção de algo maior que o próprio indivíduo, algo que eu gosto de nomear como sendo A Força do Divino. Lanthus ajuda o indivíduo a encontrar seu caminho espiritual.
LUCIDUM

Fam: Orchidaceae
Epistephium lucidum
Polinizada por insetos, essa orquídea é indicada para o sentimento de insatisfação, quando a pessoa sente que nada está bom o suficiente.
Lucidum é indicada para pessoas desconectadas da fonte, a cabeça desconectada do corpo. Pessoa que precisa de muito controle, e com medo de perder esse controle sobre as situações da vida. Esse medo, muitas vezes, pode bloquear o indivíduo de seguir adiante e realizar as mudanças necessárias.
Geralmente, o tipo Lucidum é uma esponja de energia, e bastante sensível ao meio e às outras pessoas.
Lucidum está associada à capacidade de dar valor, de valorizar. Pode ser uma essência interessante a se pensar quando o objetivo é tratar um desequilíbrio ligado a dinheiro. Bastante associada ao elemento Ar, ela é uma essência que aguça a percepção e a atenção. “Esteja atento e permaneça atento. Atenção requer atenção”
Uma de suas frases seria: “Pare de reclamar e perceba melhor as coisas”.
Lucidum relaxa, solta, solta a boca, o maxilar, e pesquisas tem sido desenvolvidas em torno da possibilidade da essência ajudar a alinhar a mordida e o maxilar. Outro estudo que vem sendo desenvolvido com esta essência é a possibilidade dela ajudar a integrar os hemisférios cerebrais, equilibrando intuição com razão.
A essência de Lucidum atua equilibrando a atividade entre os hemisférios cerebrais. Os registros em neurociência demonstram uma amplitude equivalente entre os hemisférios, promovendo um equilíbrio da amplitude dessas ondas, e inclusive a tentativa de romper com um padrão cerebral dominante. Há um balanceamento da atividade elétrica inter-hemisférica: os dois hemisférios passam a se respeitar, equilibrando melhor afetividade e racionalidade. Lucidum favorece um processamento mais uniforme da informação entre os hemisférios, aumentando a capacidade do indivíduo de integrar a informação.
MANDEVILLA

Fam: Apocynaceae
Mandevilla bahiensis
O que esta essência trabalha é o sentimento de que tudo aquilo que se faz não tem valor. É para indivíduos que não ganham dinheiro, pessoas mal-humoradas, reclamonas, para quem a vida é um peso, uma encheção de saco. Uma característica dessas pessoas é achar que a galinha do vizinho é sempre melhor, e a grama do outro é sempre mais verde. Sente-se infeliz e insatisfeito. O que ele faz nunca é bom o suficiente ou nunca é reconhecido o suficiente.
Tende a culpar o outro, a vida. Mandevilla ajuda o indivíduo a assumir a responsabilidade sobre sua própria vida, auxiliando-o a encontrar um caminho de plenitude e bem-estar.
Para pessoas que estão sempre se justificando. Importante perceber que quem está sempre se justificando nunca sai do lugar.
MIMO

Fam: Mimosaceae
Ajuda pessoas com dificuldade de fazer amigos e se relacionar afetuosamente com as pessoas. Para pessoas que convivem com muitas outras e precisam manter sua integridade energética, isto é, para não ser “invadida” pela energia do meio. Protege contra tudo que está no ar como vibrações e ressonâncias negativas. Mantém o amor ativo como um manto de proteção e força pessoal. A Essência para quem vive em grandes cidades, no ar poluído do medo, da violência.
Trabalha respeito e integração social. Para lidar com questões profissionais de insatisfação. Ligada ao céu da boca, problemas de fala e facilita falar em público.
MONTANA

Fam: Convolvulaceae
Jacquemontia montana
Montana ajuda a desenvolver uma auto-expressão com delicadeza e carisma, conquistando seu lugar sem avançar os limites alheios, mas interagindo com o outro harmoniosamente, sem julgar, sem avaliar, sem comparar. Ela ensina a respeitar o próximo.
Sua maior qualidade é diminuir o drama e aprofundar a capacidade de perdoar. Montana tem uma característica muito bonita que é a de desenvolver a capacidade, ou relembrá-la muitas vezes, de apaixonar-se pela vida, o que me lembra algo muito lindo que uma mulher que eu conheci na Chapada me disse: “Eu sou apaixonada pelos copos de água que eu bebo, pelas risadas do meu filho, pelas espinhas que não me nasceram na cara”
Montana ajuda a finalizar ciclos e ajuda a trazer mais delicadeza para homens.
A essência de Montana demonstrou, no início da análise em neurociência, um efeito sobre as ondas cerebrais de redução das ondas Beta, redução das ondas Alpha, e uma liberação maior das ondas Delta. Após alguns minutos, Alpha volta um pouco e se sincroniza com Delta, isto é, quando há um disparo de onda Alpha, este é acompanhado por um disparo de onda Delta. A onda Delta é o radar, a abertura para o inconsciente maior. Alpha traduz isso através de uma imagem. Teta é uma freqüência de conteúdo pessoal, interno, e ela não aparece no uso de Montana.
A essência de Montana é bastante especial, no sentido de que revela um tipo diferente de origem e vibração floral. Montana é uma espécie de arquivo, é um registro galáctico e tem impressa toda consciência de uma população que vive fora do planeta, e que, por amor e compaixão genuína para com a humanidade, plantou aqui essa freqüência a fim de que ela ficasse vibrando na Terra, como uma ajuda para o homem em seu processo de evolução e despertar de consciência. Montana é uma via de acesso a conhecimentos e profundidades de consciência além de nossa mente pessoal e restrita, e de nossos julgamentos cegos e precários. Ela é um exemplo de amor vivo sobre a Terra. Interessante notar como na avaliação neurocientífica, há a ausência de ondas teta, revelando mesmo uma tradução de conhecimento e mensagens sem a contaminação de nossas questões internas.
Análises de biofísica constataram que Montana é uma boa essência a se pensar no tratamento de traumas sofridos no útero da mãe, combinando-se muito bem com Quaresme nesses casos.
MUCUGEA

Fam: Leguminoseae Mimosaceae
Calliandra mucugensis
Fortalece chackra base e a subida da Kundalini. Trata frigidez e vergonha do corpo. Abre para novas idéias e possibilidades.
A experiência em neurociência demonstrou uma resposta onde a freqüência da flor evidencia o que está reprimido ou inconsciente no indivíduo, traz à luz! Boa para quem está em processo de buscar sua vocação.
Análises científicas de biofísica revelaram que Mucugea desintoxica e fortalece o campo vital do Sistema Nervoso e ajuda a tratar traumas sofridos quando ainda se estava no útero da mãe.
MURICI

Fam.: Malpighiaceae
Nome científico: Byrsonima
Pessoas tímidas, cabeça baixa diante das situações da vida e das pessoas. Traz delicadeza com fortaleza. Para pessoas que perdem muita energia para os outros, servindo mesmo de “alimento”. Trata Impaciência. Pessoas que tem uma movimentação interna de sentir-se incomodado, e que, muitas vezes, não gosta de gente. Irritadiço.
Para pessoas em busca de sua alma gêmea, onde o “romantismo” pode tirá-la da realidade. Pessoa que guarda tudo em si, está sempre olhando para baixo, melancólico, depressivo e tende a chamar a atenção do outro se fazendo de vítima.
Quando as coisas parecem que truncam no meio do caminho. Carece proteção do mundo. Isola-se. Sente-se incompreendido e tem medo de ser invadido. Sente-se ameaçado socialmente. Traz capacidade de adaptação à situações que trazem contrariedade. Traz relaxamento.
Muito preocupado com que os outros vão pensar. Quando recebe atenção, tende a preocupar-se, pois: “O outro está gastando tempo comigo”. Sente que não vai dar conta de fazer jus à expectativa alheia. Serve também para as pessoas tipo “nerd” ou pessoas “palhaças”. Murici é uma essência de expansão. Faz o coração bater com vida e força. Ajuda o indivíduo a descobrir encanto e brilho ao seu redor, e desenvolver maiores habilidades sociais.
Quando a pessoa sente que a vida perdeu o encanto, a cor, Murici é uma essência capaz de encorajá-la a enxergar as coisas por outros pontos de vista, acalmando e reavendo um pouco a sensação de encantamento perdida. Murici ajuda a trazer alegria, bem estar e a lidar com fatos mais inesperados. Também é bastante recomendada para quem acha que a vida deve estar sempre sob controle.
Análises científicas de biofísica revelaram que Murici desintoxica e fortalece o campo vital do intestino grosso e o estomago.
PAPPUS

Fam: Asteraceae
Acritopappus confertus
O nome popular da Pappus, Cura Facada, é devido ao fato dela ser altamente cicatrizante, e o cheiro que ela espalha, e que parece alimentar a alma com prazer e alegria é devido ao fato dela ter muito óleo A Pappus é indicada para pessoas auto-destrutivas, que se auto denigrem e se auto-machucam com hábitos destrutivos, ao mesmo tempo que se cobram perfeição. É muito comum o tipo que necessita de Pappus sentir-se culpado. É um indivíduo que precisa aprender a se admirar, a se gostar, a se respeitar. Muitas vezes, ele pode ser encontrado entre o tipo de pessoas que tendem a se colocar abaixo dos demais, servindo de capacho.
Pessoas que se contentam com pouco e que carecem se conectar mais ao coração e à espiritualidade. Tem bons pensamentos, mas nem sempre os seguem de acordo.
Esses indivíduos sentem uma tensão constante. Pappus ensina a relaxar, a estar bem consigo mesmo e em paz. Fortalece a auto-estima e ajuda a descobrir e estabelecer seus limites pessoais, defendendo suas idéias próprias. A essência ajuda a fechar lacunas, cortes emocionais e psíquicos. Dá unidade, inteireza, integridade, limpando entulhos emocionais, astrais, psíquicos. Pappus é o "sabão" das Essências Florais Brasileiras da Chapada Diamantina.
Coloca o indivíduo em pé novamente, dá dignidade, não importa que tenha passado por algo difícil, ajuda a implementar o pensamento: "Eu posso manter minha cabeça erguida" Para quem foi ou se sente muito machucado interiormente, Pappus restaura o sentimento do Templo Sagrado do Eu, fazendo jorrar de novo uma emoção fresca e pura.
Pappus relaxa o corpo, os músculos, solta os ombros, ajuda a alinhar o corpo, os centros de energia. Uma leitura física interessante de pessoas que necessitam dessa essência são pessoas que tem o pescoço “enterrado” nos ombros. Uma boa essência a se pensar quando há raiva, quando as emoções transbordam de maneira negativa.
Análises de biofísica constataram que Pappus ajuda a tratar cistos, nódulos e em uso tópico, é indicada para acne.
PARTHENO

Fam: Lentibulareaceae
Utricularia parthenopipis
Partheno é indicada para pessoas que sentem falta de contato físico, que necessitam do contato para viabilizar sua cura e também para aquelas que sofreram traumas físicos e em decorrência dos mesmos, não gostam de contato físico.
Para pessoas violentas, agressivas, ou que vivenciam esse tipo de energia externamente, submetendo-se a relações onde são agredidas, e nem sempre de forma evidente. Ela dá resistência e amor-próprio. Trabalha a espiritualidade enraizando-a na matéria. Ajuda o indivíduo a se tornar espiritual e prático ao mesmo tempo. Para aprender a correr riscos. Ela ajuda o indivíduo a tirar a dramaticidade da vida e a mandar "para aquele lugar" tudo o que já não está bom.
Segunda análise em Neurociência, a Partheno dá uma boa organizada nos padrões de ondas, isto é, as freqüências ficam mais estáveis, simétricas e tendem a uma abertura de comunicação interna entre mente consciente e mente inconsciente. Partheno também faz uma ancoragem das freqüências mais baixas. Quando dispara Alpha, em seguida dispara Teta ou Delta, o que predispõe o indivíduo a que tenha mais insights. A essência de Partheno força um pouco a informação a subir para o consciente. Quando o Alpha sai e estimula Teta a sair também, o que acontece com intensidade significativa, isso vai treinando o cérebro a ter novas respostas, a aprender a produzir Teta quando produz Alpha.
Análises científicas de biofísica revelaram que Partheno desintoxica e fortalece o campo vital do coração.
PASSIFLORA

Fam: Passifloraceae
Passiflora cincinnata
A flor do Poder Pessoal. Passiflora acalma, trabalha o amor de forma mais incondicional e a gratidão pela vida. Muito boa para quem está sempre correndo. Traz paz de espírito, proteção aurica através da qualidade do amor em si mesmo, ajuda o indivíduo a entrar em contato e a projetar no mundo sua luz própria e espiritualidade.
Para pessoas com tendências depressivas, medo da morte. Trabalha no indivíduo a capacidade de admirar a beleza da vida, das pessoas. Desperta o entusiasmo, a capacidade de comunicação e ajuda a trabalhar entraves relacionados à prosperidade material. Ajuda o indivíduo a sentir prazer na vida. Boa para workholics e que estão vivendo no piloto automático.
Fortalece o amor próprio, a paciência, o poder pessoal e ajuda a alcançar metas, com uma fé renovada em si mesmo, Passiflora ajuda que você deixe de esperar que aconteça, mas finalmente passa a acreditar que pode fazer acontecer.
PINI

Fam: Leguminoseae. Papilio.
Aschynomene brevipes
Pini é para pessoas que não conseguem brilhar. Pode ser o tipo de homem ou mulher que na infância fazia tudo certinho, caprichoso, tímido, mas que depois de adulto, não consegue brilhar, ocupar seu espaço no mundo.
Pessoas conformadas, com falta de foco, de fé, de clareza e de animo. Pessoas angustiadas, apertadas internamente. Pini desenvolve o capricho, a delicadeza. Ela lembra a força do Espírito Santo, abrir o coração, mostrar-se. Ajuda a organizar o coração e a equilibrar pessoas que querem classificar tudo de forma racional.
Pini é uma essência delicada e alegre, que desenvolve o contato com a criança interior, a vontade de cuidar dessa criança interna, despertando um amor maior por ela. Excelente para quem foi uma criança reprimida, presa, machucada, contida.
Análises biofísicas constataram que Pini pode ser útil para equilibrar campos vitais da íris e dos olhos.
POÇO DA PRINCESA
Essência ambiental
É a segunda essência ambiental do sistema. Feita com a água do Poço Azul, maior sítio arqueológico submerso do Brasil.
Trata traumas viscerais e profundos. Histeria, traumas coletivos. Raiva muito visceral. Trata mulher que sofreu abusos, estupros, sente raiva de homem em nível profundo e algumas vezes inconsciente. Trabalha libido e sexualidade. Para mulheres frígidas redescobrirem seu poder sexual como um ato de poder e prazer. Para mulheres frígidas redescobrirem seu poder sexual como um ato de poder e prazer. Resgata o sexo como meio de respeito, força e amor.
Para mulher sem lubrificação vaginal. Trata angústia, ira, resgatando quietude e clareza. Para a mulher que precisa aprender a colocar seus limites em relação ao homem. Essência que adentra o mistério e a força do feminino. Para mulheres do perfil “grandes executivas que se dissociaram do feminino”, que se comportam como “homens”, e em relação a estes, os aniquilam literalmente ou emocionalmente.
QUARESME

Fam: Melastomataceae
Tibouchina barnebiana
Ligada ao umbigo, essa essência ajuda a curar traumas de nascimento e é bastante indicada para a hora do parto. Ajuda a colocar o indivíduo em contato com os ciclos da Natureza. É uma essência de expansão – estames em forma de Júpiter - e desenvolvimento de idéias.
É uma boa escolha para quem se sente sem perspectivas de vida e também para pessoas que trabalham nutrindo outros como terapeutas, médicos, massagistas, etc.
Energeticamente, ela limpa o trajeto do umbigo para a garganta. Bom para fala, gagueira. Ela acorda na pessoa o “direito de falar” , e a sensação de que é seguro se expor e manifestar o que sente, pensa e acredita.
Bom para pessoas mais defensivas que se cansam facilmente do convívio social. Ela dá força para ir em frente, acorda o guerreiro que todos temos dentro de nós. Abre caminho na vida, abre passagem quando a vida parece truncada. Para quando a pessoa sente-se profundamente angustiada, desesperada, quando sente que perdeu tudo. E agora? Quaresme restaura o sentimento de merecimento. “Eu mereço coisas boas” e ajuda o indivíduo a realmente sentir esse merecimento no coração, acreditando nisso com energia e força.
Associada à energia de Quíron, ela restaura a esperança e pode-se combinar muito bem com a Star nesses casos.
Em análises de neurociência, a essência de Quaresme estimula padrões teta tanto em números de disparo das ondas quanto na amplitude em que acontecem. Ela abre janelas para acessar informações inconscientes do universo pessoal do indivíduo.
O resultado da pesquisa revela a eficácia da essência no trabalho de cura de traumas guardados, reprimidos, esquecidos, e longes do acesso consciente, como por exemplo, traumas de útero.
Análises científicas de biofísica revelaram que Quaresme desintoxica e fortalece o campo vital do coração.
SEMPRE VIVA

Fam: Eriocaulaceae
Singonantus Mucugensis
A Sempre Viva, uma das essências mais únicas e poderosas do sistema, faz parte das 5 novas essências individuais. Espécie rara de sempre viva, só é encontrada em Mucugê. Trabalha cordões energéticos, limpando e cortando, fortalece consciência e poder pessoal.
“Leve-nos a quem não é capaz de fazer escolhas, a quem se doa por obrigação, a quem não tem a menor idéia de quem seja, a quem está preso no tempo, a quem depende do outro, da emoção, a quem está dormindo tão profundamente que suja o espaço, que se enreda no caos, que não toca o amor, que vive de idéias. Acorde as pessoas do tempo!” - Parte da canalização da mensagem da Sempre Viva no momento em que foi feita.
SILGO

Fam: Asteraceae
Tithonia speciosa
A Silgo é uma essência indicada para pessoas raivosas, preconceituosas, arrogantes, com baixa espiritualidade e muito ligadas na matéria. Pessoas que muitas vezes esquecem a consideração com o outro e até fariam o mal se isso lhes fosse conveniente. Pessoas egoístas e que podem machucar o outro por prazer em jogos de poder. Ajuda a transformar a tendência de se fazer brincadeiras nocivas, pejorativas, negativas, transformando essa condição do indivíduo em algo mais positivo.
Quando uma pessoa é severamente machucada por outra e permanecem juntas de alguma maneira, ela pode começar a desenvolver um comportamento agressivo e nocivo em relação à segunda, passando a adotar uma política interna de ataque muitas vezes em pequenas doses e contínuos. Isso gera o hábito do negativo, do destrutivo, porque não foi capaz de perdoar, de superar, de integrar determinada informação. Silgo funciona como um bálsamo em tais circunstancias, mudando esse padrão para algo mais positivo.
Ajuda a pessoa a compartilhar o bem. Um outro lado da essência é que ela equilibra a noção de piedade, sendo boa também para quem sente muita dó dos outros. Vivemos em um mundo muito violento e difícil atualmente. Sentir dó faz esvair a nossa energia. Dó é diferente de compaixão.
Silgo centra o indivíduo de maneira equilibrada entre a raiva e a dó. É uma essência maravilhosa de movimento, que empurra o indivíduo para frente, combinando-se bem com Gera nesses casos.
Análises científicas de biofísica revelaram que Silgo desintoxica e fortalece o campo vital do Sistema Nervoso.
STAR

Fam: Verbenaceae
Starchytarfeta crassifolia
O nome popular dessa flor é Gervão e em alguns outros locais também é conhecida como Verbena, mas com esse tom de azul em que é encontrada na Chapada, é muito rara. A raiz é muito utilizada para fazer chás para curar gripe e problemas pulmonares. Também é um excelente tônico para o fígado.
Essa essência ativa o terceiro olho e cria maior sintonia com as pessoas. Ela ativa a capacidade de comunicação não apenas com o mundo humano mas também com outras esferas e universos, como o das plantas e flores, por exemplo, e muitos outros. Ativa a capacidade do indivíduo de receber e perceber os sinais que a vida dá à todo momento. É também bastante forte no chackra da garganta, trazendo um movimento da energia para cima e para frente, limpando a região. Auxilia no tratamento vibracional de renite e sinusite.
Star é uma essência de reconstrução, quando tudo foi perdido, ela acalma, centra e auxilia no processo de regeneração da própria vida.
Na experiência da neurociência, Star centrou e equilibrou todas as ondas cerebrais.
Análises científicas de biofísica revelaram que a essência de Star é bastante indicada para tratar “arrotos”, e que ela desintoxica e fortalece o campo vital dos pulmões, e é uma essência a ser considerada para o estômago.
THERA

Fam: Orchidaceae
Acianthera ocreata
O nome popular dessa orquídea é Bananinha. Rasteira e pequenina, é para pessoas que tem medo de coisas pequenas e se sentem bloqueadas por coisas bobas, são medos grandes de coisas pequenas.
Complexo de inferioridade que tenta repor com matéria, status, nome, sobrenome, correndo atrás de coisas fúteis e se alicerçando nelas.
Thera trabalha pessoas que sentem nojo das coisas ou mesmo de outras pessoas.
Certa vez, logo quando fiz a essência da Thera, fui fazer uma meditação e separei três essências. Pinguei a primeira na boca sem olhar qual essência era. Eu sempre gosto de fazer esse tipo de meditação... bom, a primeira sensação que tive foi nojo e eu não sei porque eu pensei que poderia ter engolido uma mosca e que ela poderia se alojar em meu cérebro e então coisas horríveis poderiam me acontecer em função disso. Permaneci em silencio, apenas observando essa reação e logo percebi que a essência que eu havia tomado era Thera e que ela estava me contando o quanto atuava em pessoas de visão limitada, pessimistas, do tipo “nuvem negra na cabeça”, o tipo de pessoa que tem sempre medo que algo ruim aconteça ou que fique doente, ou algo do tipo. O que aconteceu logo em seguida foi a nítida clareza do quanto essa essência ajuda o indivíduo a libertar-se de idéias pré-concebidas.
Quando a vibração chegou no meu terceiro olho – esse é um chackra bem trabalhado pela Thera, parecia que ali se abria uma enorme antena parabólica que ia aumentando cada vez mais e voltada para cima. Eu sentia que ganhava perspectiva, visão, auto-confiança, otimismo e grande força para seguir em frente.
Thera é uma essência intrigante. Foi através dela que eu aprendi a ter aversão a pensamentos negativos, doentes. Ela me fez perceber que esses pensamentos são como sementes que todos temos plantadas em nós e determinadas situações em nossa vida podem fazê-las ganhar força e tamanho. Faz parte de nosso trabalho pessoal e nosso comprometimento com a evolução combater essa negatividade, encontrar e destruir essas sementes do mal. A negatividade, o medo, são canais por onde o caos toma conta de nossas vidas, nossos corações e nossas mentes, trazendo uma série de doenças. É preciso olhar além do que está diante de nosso nariz, rompendo nossos limites.
TOMENTOSA

Fam: Scrophulariaceae
Angelonia tomentosa
Para quem desiste fácil. Dá persistência. Para quem acha tudo muito difícil. Para momentos de mudança. Para pessoas bloqueadas espiritualmente. Indicada para o chackra da garganta. Confere força à palavra falada. Muito boa para líderes.
Boa para pessoas muito fechadas, para ajudar a se abrir. Tomentosa ajuda em qualquer tipo de abertura. Quando a pessoa tem um pensamento obsessivo, ela está presa em um círculo vicioso. Tomentosa abre um espaço nesse círculo, gerando a possibilidade do pensamento se movimentar em outras direções. Tomentosa ajuda a livrar-se de vícios. Muitas vezes um vício pode ser algo físico tanto quanto algo mental - emocional. Muitas vezes, o preconceito também é um vício, trazendo valores e idéias das quais parece não se pode abrir mão.
Tomentosa ajuda a aliviar a tensão de um pensamento específico obsessivo.
Ao longo da vida, muitas vezes o que servia ontem, já não serve hoje, e assim, temos que aprender a reciclar, a abandonar valores, e essa é a essência que ajuda nesse processo, no desapego e na mudança. Quando não reciclamos nossos valores, e isso muitas vezes significa abandoná-los, ficamos presos no velho e nossa vida simplesmente não se renova.
Análises científicas de biofísica revelaram que Tomentosa desintoxica e fortalece o campo vital do coração, da circulação durante a gravidez, da íris e dos olhos.
VELLOBARBA

Fam.: Velloziaceae
Barbacenia blanchetti
Essa é a essência indicada para pessoas que não se renovam, pessoas fechadas ao novo, reativas, inflamadas. Pessoas carentes emocionais, grudentas. Vellobarba ajuda o indivíduo preguiçoso em manifestar carinho, fazer um agrado e cumprir as promessas que faz.
Aprofunda conexão com a terra. Trata raiva, liberando a tensão na boca e no maxilar. Um indivíduo com raiva costuma ter essa região do corpo bastante tensa e travada. O que acontece de mais específico nesse caso é que Vellobarba pode trazer a tona, à luz da consciência, raivas incrustadas e guardadas. Essência que ajuda a tratar velhos traumas guardados profundamente.
Essa essência ajuda o indivíduo a encarar a verdade dos fatos e ajuda na comunicação, favorecendo que a pessoa que rodeia para falar, vá direto ao ponto.
Vellobarba também é indicada para pessoas que tem nojo de sexo, combinando-se muito bem nesses casos com Partheno e Thera.
Segundo análise em Neurociência, a essência de Vellobarba abre freqüências mais altas de Alpha, no gargalo entre Beta e Alpha mais baixa, e o gargalo é onde a informação tem dificuldade de passar. As freqüências intermediárias entre Beta e Alpha são estimuladas por essa Vellobarba. Ela aproxima o processamento racional da freqüência de Alpha, que é importante pois você tem que garantir o transito da informação até Teta, fazer com que o subconsciente chegue ao consciente e fazer com que um possa atuar satisfatoriamente sobre o outro. Em Teta existe todo o potencial criativo, o conteúdo emocional não trabalhado e reprimido, os traumas. Vellobarba é uma boa essência a se combinada com uma outra que dispara freqüências de Teta. A Vellobarba trabalha Beta e Alpha, diminuindo as freqüências em 38 e 30 e aumentando em 24.
Análises científicas de biofísica revelaram que Vellobarba trata muito bem o stress, incluindo o stress orgânico decorrente de um stress prolongado, compondo-se muito bem com Cuphia e Viscídula para tal.
VISCÍDULA

Fam: Leguminosa
Calliandra viscídula
Viscídula é uma boa essência a ser pensada quando há problemas para lidar com relacionamentos mais íntimos.Ela traz paz de espírito, flexibilidade, carinho e doçura. Envelhecer com doçura, útil para vencer a amargura em pessoas mais velhas. Viscídula ajuda a processar informações e a perdoar. Para pessoas indecisas, ela ajuda a definir-se por um caminho. Trabalha leveza, sabedoria, ajuda a seguir o fluxo.
A Viscídula é uma essência bastante ligada a tradições xamânicas, e faz um trabalho maravilhoso no chackra da coroa, tratando-o como um receptáculo consciente de informações. Ela abre o indivíduo para um profundo estado meditativo, fortalecendo a paciência, limpando o terceiro olho.
Viscídula coloca o indivíduo mais em contato com seu próprio inconsciente, facilitando insights e autoconhecimento. Trabalha carência profunda, medo da solidão e sentimentos de abandono e rejeição, assim como pessoas em estados regredidos emocionalmente.
É uma essência interessante a se pensar quando houve abandono de pai. Bastante. Em sua força e delicadeza, ela é um hino à força da vida e ajuda o indivíduo a honrar suas próprias experiências de vida.
Análises científicas de biofísica revelaram que Viscídula trata muito bem o stress, incluindo o stress orgânico decorrente de um stress prolongado e o eletrostress, isto é, o stress causado por celular, microondas, torres próximas de onde se vive ou trabalha, computador, etc., compondo-se muito bem com Vellobarba e Cuphia para tal.
WATERFALL

Essência ambiental
A essência da Waterfall é a primeira essência ambiental do sistema e foi feita com água diretamente em queda livre – 90 metros de altitude - da Cachoeira do Buracão.
Waterfall é uma essência voltada para o grande equilíbrio, o fluir absoluto. Todo momento difícil carrega uma potência de cura. A mensagem da essência é: “Não importa que o caminho seja desconfortável, simplesmente aceite-o. Se você parar, você congela, cristaliza e tudo fica mais difícil.”
É uma essência bastante feminina. Excelente para mulheres frias, cristalizadas na frieza como mecanismos de defesa, mulheres presas no tempo, em memórias e idéias. Waterfall é uma essência ligada a questões de matriarcado, como no caso de famílias que são dominadas por mulheres fortes. Ela serve para ajudar que as mulheres mais jovens não carreguem o peso dos conceitos das mais velhas, muitas vezes herdando um estigma que não lhes pertence, mas que se mantenham íntegras e protegidas dessa carga a fim de construírem sua própria história e decidirem por seus próprios valores.
Indicada para homens que tiveram uma relação distante e complicada com a mãe e não desenvolveram uma estrutura adequada de sentimento, quando ele simplesmente não se sente a vontade para lidar com as próprias emoções, relegando-as a segundo plano.
Trabalha traumas provenientes de uma mãe castradora.
Ela ajuda a soltar a voz e trabalha o êxtase em vários sentidos: êxtase espiritual quando integrada à meditação. Waterfall lava a alma de todo o lixo que a mente joga sobre ela. Trabalha um estado profundo de alegria e prazer ao equilibrar a sensação de impotência quando alguém se sente à mercê do mundo e de todo um processo que independe de seu controle. Para quem se sente desconfortável em viver o dia a dia, o cotidiano, para quem se esgota nesse dia a dia.

ESSENCIAS COMPOSTAS

AMAFLOR
A AMAFLOR, cujo primeiro nome foi AMOR E PODER PESSOAL, é uma combinação de 11 florais, sendo estes: Cancellata + Cuphia + Elongata + Gemma + Kielmeyera + Mandevilla + Mucugea + Murici + Pappus + Passiflora + Pini.
Desenvolvida para fortalecer a auto-estima, a AMAFLOR trata sentimentos sintomas como: medo, vergonha, culpa, rejeição, fraqueza, tristeza, lamentação, ciúme, desencantamento, impotência. Ajuda o indivíduo a assumir seu poder, ocupar seu espaço, resgatar seu senso de valor pessoal, encontrar novos caminhos e metas, acreditando mais em si mesmo e desenvolvendo uma melhor relação consigo mesmo, com os outros e inclusive com o dinheiro.
ANSIOFLOR

A ANSIOFLOR é uma combinação de 07 florais, sendo estes: Cambessedesia, Diamante, Harleyi, Pappus, Passiflora, Star, Tomentosa.
A ansiedade é fonte de stress, desgaste, doenças e depressão. Esta fórmula é indicada para pessoas ansiosas, e que se habituaram a viver dessa forma. Ansioflor ajuda a restaurar a paz interior e o estar presente aqui e agora, gerando maior equilíbrio, clareza e bem estar.
CORAFLOR
A CORAFLOR é uma combinação de 07 florais, sendo estes: Cancellata, Gemma, Gonphrena, Pappus, Pini, Montana, Aspilia
Indicada para problemas de “dor no coração”, pessoas que foram muito machucadas emocionalmente, e ou em término de relacionamento, ajudando a limpar mágoa, rancor, embotamento e ranços que podem ficar dessas situações. Também para tratar co-dependência emocional, e pessoas que estão, a todo momento, “pedindo” por amor e para serem amadas. Coraflor traz uma maior independência interior, resgata o coração como um templo sagrado, trabalha um perdão profundo e liberta a energia amorosa para fluir novamente
GIRAFLOR
A GIRAFLOR é uma combinação de 06 florais, sendo estes: Angus, Diamante, Gera, Pini, Thera, Tomentosa.
Essa é uma fórmula de catarse e movimento. Indicada para pessoas que podem estar presas em determinadas situações das quais não conseguem se livrar ou mudar, quer seja um emprego, um relacionamento, um sentimento ou pensamento persistente que precisa ser abandonado para que a vida volte a fluir. Uma excelente essência para ajudar a mudar hábitos, ampliar pontos de vista, conquistar flexibilidade, abrir-se para o novo e disponibilizar-se a ser mais feliz.
ORGANOFLOR

A ORGANOFLOR, cujo primeiro nome foi DESINTOXICAÇÃO, é uma combinação de 15 florais, sendo estes: Angus, Cambessedesia, Diamante, Elongata, Harleyi, Kielmeyera, Mucugea, Murici, Partheno, Quaresme, Silgo, Star, Tomentosa, Vellobarba, Viscídula.
Avaliada e estudada através dos princípios da física quântica, esta fórmula fortalece os níveis vibracionais do fígado, rins, estômago, pulmões, coração, intestino grosso e sistema nervoso. Alivia o stress orgânico e efeitos colaterais causados por medicamentos, anestesia, radio e ou quimioterapia, raio X, computadores, celulares, microondas, etc. Facilita o processo de desintoxicação de drogas, fumo e álcool, ajudando assim a restaurar o equilíbrio, a força e a vitalidade do organismo.
URGEFLOR

A URGEFLOR, cujo primeiro nome foi PRONTO-SOCORRO, é uma combinação de 11 florais, sendo estes: Angus + Cancellata + Diamante + Elongata + Lanthus + Pappus + Passiflora + Quaresme + Star + Tomentosa + Viscídula.
Desenvolvida para momentos de grande stress, crises, traumas, acidentes, angústias profundas, mudanças bruscas, descontrole e perturbações psíquicas, a URGEFLOR restaura o equilíbrio, o discernimento, o centro e a proteção áurica. Indicada também para estudantes e profissionais em época de provas, apresentação de trabalhos, seminários, workshops, necessidade de falar em público, etc. 
KAMAFLOR
O Kamaflor foi elaborado para estimular o ser humano, apresentando-lhe a possibilidade de uma vida afetiva e sexual mais equilibrada, ajudando-o a alcançar mais prazer e conforto consigo mesmo, com o seu próprio corpo e o contato físico, auxiliando-o no resgate da espontaneidade nas relações sexuais e na eliminação de raivas profundas e reprimidas. É uma composição voltada para trabalhar questões de sexualidade tais como traumas, medo, nojo, aversão, sentimento de rejeição, preconceitos e frigidez. Ajuda a organizar os centros energéticos a partir do primeiro chackra.